A Evolução da Definição de Sarcopenia pelo EWGSOP
A definição operacional original da sarcopenia pelo EWGSOP representou uma grande mudança na época, pois incluiu a função muscular nas definições que antes se baseavam apenas na detecção de baixa massa muscular. Nestas diretrizes revisadas, a força muscular assume protagonismo, uma vez que se reconhece que a força é um melhor preditor de resultados adversos em comparação à massa.
Importância da Força e Qualidade Muscular na Sarcopenia
A qualidade muscular também é comprometida na sarcopenia; este termo tem sido usado para descrever aspectos micro e macroscópicos da arquitetura e composição muscular. Devido às limitações tecnológicas, a quantidade e a qualidade muscular permanecem problemáticas como parâmetros primários para definir sarcopenia. A detecção de baixo desempenho físico prevê resultados adversos, portanto essas medidas são usadas para identificar a gravidade da sarcopenia.
Parâmetros da Definição de Sarcopenia pelo EWGSOP2
Na sua definição de 2018, o EWGSOP2 utiliza a baixa força muscular como o parâmetro primário da sarcopenia; atualmente, a força muscular é a medida mais confiável da função muscular. Especificamente, a sarcopenia é provável quando é detectada baixa força muscular. O diagnóstico de sarcopenia é confirmado pela presença de baixa quantidade ou qualidade muscular. Quando são detectados baixa força muscular, baixa quantidade/qualidade muscular e baixo desempenho físico, a sarcopenia é considerada grave.
Ferramentas e Algoritmos para Diagnóstico de Sarcopenia
Para aplicar esta definição na prática, o artigo do EWGSOP2 revisa testes e ferramentas usados para avaliar as propriedades e o desempenho muscular, e apresenta um algoritmo atualizado para a identificação de casos de sarcopenia, diagnóstico e determinação de gravidade. À medida que os instrumentos e métodos para avaliar a qualidade muscular são desenvolvidos e refinados no futuro, espera-se que este parâmetro ganhe importância como uma característica definidora da sarcopenia.